Arquitetura afetiva por Patricia Pomerantzeff

A arquiteta Patricia Pomerantzeff está por trás do canal DOMA Arquitetura. Foto: Mariana Orsi
Compartilhando em seu canal as vivências de quem respira arquitetura em uma cidade cosmopolita, Patricia Pomerantzeff apresenta projetos cheios de personalidade
1
1

Arquiteta e youtuber, Patricia Pomerantzeff sempre foi apaixonada pelas artes. Sua primeira formação foi em Artes Plásticas, na Fundação Armando Álvares Penteado, e só mais tarde ingressou no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Talvez seja da união dessas duas áreas, que resulte a essência única presente em projeto que a profissional assina.

Em 2017, com a vontade de compartilhar as experiências, a arquiteta deu o pontapé inicial e levou sua vivência até as mídias sociais. A ideia deu certo, e em apenas um ano, o canal DOMA Arquitetura conquistou 100 mil inscritos e ganhou o reconhecimento do YouTube com o prêmio Influenciadores Digitais. Mãe de dois filhos, Patricia concilia a maternidade e a profissão. Vivenciando a arquitetura há 15 anos, hoje a arquiteta compartilha o mundo das obras com os seguidores do canal, que já acumula mais de 900 mil inscritos, sendo considerado maior canal de arquitetura do Brasil


REVISTA DECOR – Como nasceu a sua relação com a arquitetura?
PATRICIA POMERANTZEFF – Quando eu era jovem sempre quis ser artista e trabalhar com artes visuais. Eu não pensava em ser arquiteta até meus pais me “apresentarem” a profissão como uma mãe das artes. Percebi que seria um início de carreira mais estável tendo a arquitetura como aliada. Hoje a arquitetura é minha atividade principal, mas vejo a arte sempre presente no meu dia a dia, nos meus projetos e agora também no conteúdo do canal DOMA Arquitetura.

DECOR – Hoje o DOMA Arquitetura é uma referência no nicho da arquitetura no YouTube. Como surgiu a vontade de iniciar um canal? 
POMERANTZEFF – Quando iniciei o canal no YouTube, em janeiro de 2017, havia acumulado 10 anos na realização de projetos e administração de obras. Pode soar ingênuo, mas quando criei o canal, não tinha a intenção de divulgação do meu trabalho para captação de novos clientes. Até porque no início eu trabalhava home office e não teria capacidade de atender mais clientes que o habitual. De 2006 até o início de 2017 não usava redes sociais para divulgação do meu trabalho. O escritório não tinha nem site para divulgação. Meu escritório foi crescendo no boca a boca. Iniciei com projetos menores para familiares, amigos e pessoas próximas. Com o tempo, fui ganhando experiência e buscando desafios maiores. O objetivo do canal sempre foi compartilhar essa minha experiência e ajudar de alguma forma colegas de profissão e o público em geral que está nesse processo de reformar e construir. E segue sendo!

Cozinha Monet, projeto de Patricia. Foto: Mariana Orsi

DECOR – No seu canal, encontramos uma diversidade de assuntos. De onde vêm as ideias para fazer os vídeos?
POMERANTZEFF – As ideias vêm do meu dia a dia na criação e execução de projetos. Todas as obras que apresento no canal são de clientes reais do escritório DOMA Arquitetura e desencadeiam situações reais. O conteúdo surge desta forma, bastante espontaneamente. E assunto não falta, né? Quem já acompanhou uma obra seja profissionalmente ou a obra de seu próprio imóvel sabe do que estou falando. Os problemas que acontecem nas obras também viram conteúdo e honram o objetivo do canal que é compartilhar informação e conhecimento. 

DECOR – Desde o surgimento do canal, o seu trabalho como arquiteta mudou em algum aspecto?
POMERANTZEFF – Mudou bastante. Antes eu trabalhava em home office com uma equipe bastante pequena. Fixa no escritório era apenas eu! Hoje temos uma equipe de 15 pessoas, um escritório físico e muitos outros colaboradores. Mas em relação ao meu trabalho, minha forma de criar e executar, isso não mudou absolutamente nada. Sigo me inspirando nos detalhes do dia a dia, em viagens e nas referências que vêm do mundo da arte para criar. 

DECOR – Você já se declarou apaixonada por obras. Conte sobre essa paixão.
POMERANTZEFF – Eu amo ver a transformação acontecer, eu acho que é isso. Quando eu era pequena, minha mãe vira e mexe fazia alguma obra em casa, na maioria das vezes de manutenção mesmo. E eu sempre gostei. Minha mãe sempre curtiu criar novos espaços em casa, restaurar móveis, mexer na decoração. Acho que carrego esta influência dela também. 

Leia a entrevista completa na edição 157 da Revista Decor

Tags from the story